Tudo que você queria saber sobre intercâmbio…

0
707

O intercâmbio é uma oportunidade de aprender outro idioma, conhecer outras culturas e imergir num ambiente completamente novo, vivenciando experiências únicas. É impossível retornar de qualquer viagem sem crescer pessoal e profissionalmente. Conforme pesquisa realizada pelo Mercado de Educação Internacional e Intercâmbio do Brasil da Associação Brasileira de Organizadores de Viagens Educacionais e Culturais (Belta), o número de intercambistas cresceu seis vezes em dez anos. Calcula-se que em 2014, cerca de 230 mil estudantes tenham feito as malas – 15% a mais que em 2013. Fazer um intercâmbio entrou para lista de prioridades do brasileiro. A experiência no exterior gera diversos benefícios. Além de ser algo memorável na vida, auxilia no desenvolvimento tanto pessoal, quanto profissional.

Conhecer um país diferente é uma oportunidade de aumentar o networking, enriquecer o currículo profissional, adquirir maturidade, conhecer culturas diferentes e, claro, aprender um segundo idioma. O planejamento da viagem deve ser iniciado com, no mínimo, seis meses de antecedência. Para quem quer economizar, a dica é procurar opções de embarque em épocas consideradas como de baixa temporada, incluindo os meses de março, abril, junho, outubro e novembro. A escolha do destino é uma decisão muito pessoal e deve ser realizada, levando em consideração as preferências e expectativas.

A primeira informação importante é definir qual idioma será aperfeiçoado durante a estadia em outro país. Outras questões devem ser avaliadas como a preferência de clima e ambiente. Entretanto, quando existem dúvidas em relação ao local da viagem é papel do agente de viagens prestar consultoria ao o viajante para definir o destino mais indicado, sendo possível indicar a cidade em que terá a possibilidade de ter imersão com aproveitamento máximo. O intercambista precisa ter ciência que a barreira cultural faz parte da experiência internacional e agrega ainda mais conhecimento. Entretanto, é importante conhecer previamente a cultura do país que visitará para saber como se portar e ter respeito com os costumes de outra sociedade.

Os programas da EF Education First, da qual somos representantes exclusivos em Belo Horizonte e região, por exemplo, permitem encontrar opções que se ajustem ao objetivo de quem quer fazer o intercâmbio. Nesse contexto, há programas para a qualificação profissional com experiência internacional para quem quer ampliar o seu networking e aprimorar o idioma e opções também para os que, além de melhorar o idioma, querem conhecer destinos turísticos. Os destinos mais procurados pelos intercambistas brasileiros entre 13 e 18 anos são Inglaterra, Estados Unidos e Canadá. Os universitários (de 18 a 25 anos) têm mais interesse em locais com oferta de trabalho, ou estágio para estrangeiros, como Austrália, Canadá e Nova Zelândia.

É essencial pesquisar os programas em uma agência confiável, esclarecendo quais as atividades o intercâmbio oferece e quais as opções de destino. O viajante precisa delimitar o que busca em uma viagem e quais as suas prioridades, como agregar conhecimentos para carreira, aprender uma segunda língua ou vivenciar uma rotina diferente. Afinal, viajar é uma oportunidade de conhecer novas culturas e ampliar os conhecimentos.

Deixe sua mensagem a respeito desse artigo.