Paz e cidadania global

Paz e cidadania global

A UNAOC- EF Summer School, promovida pela líder mundial em educação internacional – EF Education First em parceria com a Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC), chega a sua terceira edição. O evento, que será realizado do dia 13 a 20 de junho, no campus da EF em Tarrytown, Nova Iorque, é uma ótima oportunidade para 75 jovens de 18 e 35 anos discutirem durante uma semana opções para a construção da paz e da cidadania global. O programa interativo da UNAOC-EF Summer School inclui workshops, debates e visitas, permitindo aos participantes compartilhar formas de lidar com os desafios sociais em diversas comunidades e religiões. A programação é focada, especialmente, nas melhores formas de compreender, gerenciar e promover a diversidade e em como aproveitar as diferenças para construir um mundo mais saudável, seguro, pacífico e inclusivo. Diferentes abordagens são aplicadas, incluindo narrativas, multimídia, negociação, teatro e empreendedorismo social.

O foco do projeto é oferecer aos jovens uma oportunidade de trocar experiências e trilharem novos caminhos que levam a paz e a inclusão. Além disso, o UNAOC- EF Summer School permite uma perfeita troca de diálogos e o intercâmbio de diferentes culturas. Além de ter a faixa etária requisitada, é preciso ter nível pós-intermediário de inglês e estar  ligado a uma organização ou uma rede (por exemplo, conselho da juventude, ONG de juventude, organização sem fins lucrativos, organização dirigida por jovens, organização comunitária, organização de base religiosa, rede ou plataforma de jovens, faculdade, universidade, empreendedor social, blogger). O processo de aplicação inclui o envio de um currículo e também de uma dissertação. Os participantes selecionados serão notificados em abril. No ano passado, mais de 100 mil jovens manifestaram interesse em participar da semana de discussões e diálogos.

Na última edição, a representante brasileira foi a mineira Mayra de Souza, que atuava como coordenadora de gerenciamento estratégico e membro do conselho do Instituto Inconformados, que trabalha em prol da transformação social para as comunidades carentes de Belo Horizonte. Que tal embarcar nesse universo de trocas de experiências e discussão de novas alternativas para a construção da paz e da cidadania global? Se quiser mais detalhes sobre o programa acesso os sites: http://www.unaoc.org/ e www.ef.com/epi.

Artigos Relacionados

Nenhum Comentário

Deixe sua mensagem a respeito desse artigo.