Intercâmbio aos 15 anos: construindo seu futuro

Programa de intercâmbio é opção para quem já debutou e quer incrementar o currículo antes mesmo de chegar a faculdade

Quando chegam os 15 anos de idade, as energias de muitas adolescentes estão concentradas na festa de comemoração dessa importante fase da vida. Mas, passado esse momento tão especial, é comum que uma luz se acenda e outras questões venham à tona. A época coincide com o início do ensino médio e, para muita gente, não é preciso esperar o período escolar chegar ao fim para começar a pensar em boas maneiras de se aperfeiçoar nos estudos e destacar profissionalmente.

intercambioUm curso no exterior é sempre uma excelente forma de conhecer culturas, viver experiências inesquecíveis, aprender outro idioma e, consequentemente, fazer a diferença no mercado de trabalho. Para jovens nessa faixa etária, a EF Cursos de Idiomas no Exterior conta com um programa totalmente adaptado aos interesses e necessidades dos adolescentes. Trata-se do Language Camp, voltado para quem tem entre 13 e 17 anos. O curso se adapta perfeitamente à agenda tão agitada dos adolescentes, pois acontece no período de férias escolares. Os alunos têm a chance de curtir as férias em outro país e, ainda, aprender um outro idioma. São quatro semanas de viagem, sendo três em sala de aula e uma semana inteira de “tour”. O grupo viaja para outras cidades e países da região escolhida. São nove opções de destino, em países como Canadá, Estados Unidos e Inglaterra.

As mineiras Milena Peres Ribeiro e Luiza Helena de Castro Silva não pensaram duas vezes quando surgiu a oportunidade de fazer o programa. Para elas, ambas de 15 anos, foi a oportunidade de não só estudar um outro idioma no exterior como também adquirir novas experiências e mais responsabilidades. Segundo Milena, que passou um mês na Califórnia, foi a primeira vez que ela viajou sem os pais. “Não tive medo. O que aprendi nesse período vai durar para sempre”, disse. Milena não tem dúvidas de que essa vivência vai fazer toda diferença mais para frente, quando estiver pensando na vida profissional. “Penso em fazer faculdade de medicina e o inglês vai ser essencial. Isso vai contar muito para minha vida acadêmica”, completa. Os Estados Unidos também foi a opção de Luiza, que escolheu passar um mês em Nova Iorque. “A experiência foi ótima. Como eu estava sem meus pais, tinha que “me virar” e, ainda, ser mais responsável. Um dos meus maiores sonhos é conhecer o mundo. Decidi fazer o intercâmbio, porque eu tinha certeza que me proporcionaria momentos incríveis. Esse curso me deu bagagem cultural e vai fazer muita diferença no meu futuro, já que é o tipo de experiência que conta muito no currículo. Tenho certeza de que me ajudará, independentemente da profissão que eu escolher”, disse Luiza.

O Language Camp oferece um programa de estudos completo, onde os alunos aprendem a se comunicar no dia-a-dia. Eles desenvolvem a gramática e a comunicação, através de exercícios escritos, trabalhos em grupo, discussões e apresentações, sem falar no contato com alunos do mundo inteiro e nos guias nativos. Os programas acontecem nos meses de janeiro e julho e incluem acomodação em residência estudantil e refeições (café da manhã e jantar).

Mais informações: EF-Belo Horizonte
av.Contorno 7213 – Lourdes – BH – MG
Tel.: (31) 2125-3939  Site: www.ef.com.br