Doces ou travessuras?

Doces ou travessuras?

No dia 31 de outubro foi dia de comemorar “O dia das Bruxas” ou “Halloween”, que é uma festa típica que acontece nos países anglo-saxônicos, em especial nos Estados Unidos.

Quem nunca ficou morrendo de vontade de sair nas ruas depois de assistir  filmes americanos que mostram  crianças fantasiadas pedindo doces na vizinhança? Pena que no Brasil, a cultura de comemoração dessa data não é tão comum. O dia 31 no calendário nosso,  celebramos o dia do Saci-pererê… Essa comemoração foi criada em 2005 com o objetivo de diminuir a importância do “Halloween” no Brasil, e valorizar mais o folclore nacional. E pasmem, diminuindo a influência da cultura norte-americana em nosso país. Como se uma festa divertida fosse um perigo para a cultura brasileira…

O “Halloween” marca o fim do verão e o início do ano-novo. Celebra também o final da terceira e última colheita do ano, o início do armazenamento de provisões para o inverno, o início do período de retorno dos rebanhos do pasto e a renovação de suas leis.

Símbolos típicos do “dia das Bruxas”:

  • Abóbora: Simboliza a fertilidade e a sabedoria.
  • Vela: Indica os caminhos para os espíritos do outro plano astral.
  • Vassoura: Simboliza o poder feminino que pode efetuar a limpeza da energia negativa. Equivocadamente, pensa-se que ela servia para transporte das bruxas.

E eu – claro – não poderia deixar que ”o dia das bruxas” passasse em branco, fiz uma make super fácil e prática, usei lápis creon preto em tudo praticamente, e dei acabamento com sombra preta… Corra, pois ainda da tempo de fazer aquela festinha de “Halloween” na sua casa e convidar os amigos…

Espero que gostem, beijinhos!

13 Comentários

Deixe sua mensagem a respeito desse artigo.