Debutante – uma fase de transição

Debutante: palavra mágica. Origina-se do francês début, que significa iniciar. É a idade (15 anos) em que a adolescente é apresentada à sociedade, iniciando uma nova etapa de sua vida. É um momento mágico para a menina-mulher que geralmente é homenageada com festas lindas e maravilhosas, onde ela brilhará e será objeto da atenção e carinho de todos os parentes e amigos.

Já adolescente vem do latim adolescens, que significa jovem. Segundo a Organização Mundial de Saúde, é a idade entre 10 e 19 anos. Não é coincidência que a festa de debutante esteja justamente no meio deste período da juventude. Portanto, a adolescência é um período intermediário entre a infância e a idade adulta. É uma fase de transição. No Brasil, ¼ da população está incluída nesta faixa etária.

Época de enormes transformações no corpo, na fisiologia, na mente e na participação social, a adolescente é motivo de muitas alegrias para as famílias, mas também, de muitas preocupações. Ou seja, infelizmente, nem tudo são festas.

O objetivo da nossa presença aqui, neste portal maravilhoso, é de poder orientar, aconselhar e instruir as adolescentes sobre aspectos ligados à sexualidade, contracepção, doenças sexualmente transmissíveis, vacinação e outros aspectos úteis, ligados à promoção da saúde deste grupo etário tão importante para o futuro do nosso país.

Saudações,

Dr. Antônio Aleixo Neto

2 COMENTÁRIOS

  1. Doutor tenho 16 anos e sou evangelica. Quero me prevenir com contraceptivos mas tenho vergonha de falar com meus pais… O q faco? Posso comprar direto na farmacia?

    • Olá. O ideal seria uma consulta médica para as orientações necessárias. Caso não possa o melhor método, no momento, seria o preservativo masculino, que previne a gravidez a as doenças sexualmente transmissíveis. Não abra mão do seu parceiro usá-lo. Abraços,

Deixe sua mensagem a respeito desse artigo.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.