Corpo e mente saudáveis através do Pilates

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Oi meninas,  hoje vou falar para vocês um pouquinho sobre Pilates:  A  arte por meio do movimento. Não adianta nada vestir um look super fashion sendo que a sua postura não está ok e o corpo não está em dia, certo?

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Segundo seu criador, Joseph Hubertus Pilates – “Não interessa o que você faz e, sim, como você faz”.  Ele nasceu na Alemanha e foi uma criança cheia de doenças e dificuldades físicas. Seu pai era campeão olímpico e sua mãe naturóloga. Diante de seus problemas, Pilates, estudou anatomia, yoga, meditação, observou os movimentos dos animais e dedicava-se horas e horas a fazer exercícios. Dessa forma aos 14 anos, já posava para gráficos e cartilhas como modelo anatômico. Ao final de sua adolescência já era um excelente atleta. Desde então, ele criou seu próprio método de exercícios. Durante a I Guerra Mundial foi exilado na Inglaterra, onde auxiliava no tratamento dos feridos. Rotineiramente realizava seus exercícios e fazia com que todos de seu pavilhão também os fizessem. Para seus companheiros feridos, Pilates retirava molas das camas e as usava com resistência para a prática de exercícios. Após a I Guerra, mudou para os EUA e passou, juntamente com sua esposa Clara, uma enfermeira, a aplicar seu método a atletas profissionais, bailarinos e grandes artistas do cinema. Na década de 80, o método ganhou adeptos em todo o mundo.

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Por experiência própria, eu indico o Pilates como uma saudável atividade física. Faz algum tempo que pratico e posso afirmar para vocês que meu corpo melhorou muito e sem fazer aquele esforço desnecessário da academia. Para o bem do meu corpo e do meu alongamento, estou realizando isso, duas vezes na semana.

Acho que o Pilates é perfeito para melhorar a nossa respiração, a postura, o tônus muscular, a força do “cinturão” e, muitas vezes, aliviar a nossa mente. Meninas, adorooo e não troco por nada! Mas claro cada pessoa tem os seus costumes e as suas preferências, não é mesmo?

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Pedi para o meu professor Sérgio Rezende Júnior – fisioterapeuta formado e com vários cursos de Pilates concluídos –  me falasse um pouco mais sobre este método. Segundo ele, qualquer pessoa pode realizar os exercícios propostos por Pilates, independente de sexo, raça, cor ou biotipo. O importante é realizar previamente uma avaliação por profissional competente e habilitado. No Brasil, os profissionais responsáveis pela aplicação do método são o fisioterapeuta e o educador físico. Os exercícios são divididos em básicos, intermediários e avançados. Devem ser realizados seguindo os princípios do método, sendo o principal deles a Contrologia que é a ligação do corpo e mente para a busca do equilíbrio. Dentre os benefícios do método destaca-se: correção postural, equilíbrio, alívio de dores e tensões, redução dos níveis de estresse e ansiedade, melhor concentração, além de uma musculatura firme e definida.

É importante ressaltar que Pilates não é uma atividade para emagrecimento. Percebe-se que a determinação de superação deu a dinâmica ao movimento terapêutico que ajudou milhões e milhões de pessoas a alcançarem uma qualidade superior de saúde e felicidade.

Fiz algumas fotos durante minhas aulas, espero que gostem.

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E aí gostaram da matéria de hoje? Até a próxima, meninas.

8 COMMENTS

  1. Parabéns,Rafaela!!!Acabo de descobrir mais uma habilidade impecável em você! Voe longe!!!

  2. Encontrei essa noticia por acaso na internet e ja pratico pilates tem 3 anos e estou impressionada com os resultados… Parabens pelo excelente texto sobre o assunto.

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