5 (mas não únicos) motivos para uma adolescente procurar um(a) ginecologista

0
17

Primeira menstruação

A primeira menstruação costuma surgir entre 12 e 14 anos. Se ela ocorrer muito cedo (9 anos, p.ex.) ou muito tarde (mais de 16 anos), é preciso avaliar se está tudo bem com o sistema hormonal.

Irregularidades menstruais

O ciclo menstrual dura em média 28 dias, mas pode variar. Os primeiros ciclos podem ser irregulares durante algum tempo.  No entanto, a adolescente deve ser avaliada se, passados dois anos após a primeira menstruação os ciclos estiverem muito irregulares ou durarem menos de 21 ou mais de 45 dias, de uma maneira frequente.

Cólicas menstruais

As cólicas são muito comuns em jovens, no entanto, se forem muito intensas (afetando as atividades diárias), ou com piora progressiva, devem ser avaliadas pelo (a) ginecologista com o objetivo de alívio dos sintomas e afastar algumas patologias mais sérias.

Hemorragia menstrual

A hemorragia no período menstrual significa a troca de 1 a 2 absorventes no prazo de uma hora ou a duração do fluxo por mais de sete dias. São motivos importantes para uma consulta médica.

Acne e pelos

O aparecimento ou piora da acne ou o crescimento exagerado dos pelos podem ou não significar problemas mais sérios e exigem uma consulta ginecológica para uma avaliação.

Dr. Antônio Aleixo Neto

Deixe sua mensagem a respeito desse artigo.